A Aldeia de Trebilhadouro
Na freguesia de Rôge, concelho de Vale de Cambra, distrito de Aveiro, localiza-se um dos tesouros paisagísticos do município e um dos melhores exemplos do país no que se refere a recuperação de aldeias abandonadas.
A aldeia de Trebilhadouro, encaixada nos socalcos da Serra da Freita a uma altitude aproximada de 625 metros e abrigada dos ventos que sopram do Norte, deve o seu nome, segundo a lenda, a terem sido ali encontradas três bilhas de ouro, mas acabou por perder o seu último habitante na década de 80.
Com um vincado cariz rural e casas em pedra granítica a aldeia foi recuperada para Turismo Rural com mais de 10 habitações, incluindo um pequeno hotel. Foi classificada com a marca Aldeias de Portugal que ajudou a dar-lhe alguma visibilidade.
Perfeitamente integrada na paisagem envolvente, com os seus arruamentos desenhados entre esquinas e campos de cultivo, espigueiros e celeiros, é literalmente uma aldeia no meio do nada e onde o tempo parece parar. Quem aqui chega sente-se regressar ao espírito típico de uma aldeia beirã escondida no meio da serra. Atravessar a aldeia é rápido, mas deve-se fazê-lo sem pressas, saboreando o encanto do testemunho de outros tempos.
Nas encostas da Serra da Freita domina o verde dos pinheiros e eucaliptos e, junto às ribeiras, os socalcos que dividem pequenos terrenos agrícolas. O local é rodeado pela serra do Trebilhadouro e o Alto do Galinheiro e do alto destes montes é possível avistar o mar e a Ria de Aveiro. Será uma vista bonita no entanto fomos num dia de chuva e poucos metros tínhamos de visibilidade, ainda assim não perdeu o seu encanto.
Ideal para uma escapadinha repousante, em pleno contacto com a natureza, quem gostar de caminhadas poderá fazer o percurso PR4-Trebilhadouro (mais informações em https://www.cm-valedecambra.pt/pages/508).