Benalmádena
A 12 Km de Málaga encontramos Benalmádena, um dos principais destinos turísticos da Costa del Sol. Rica em praias atraentes, foi a nossa escolha para a tão esperada semana de férias de praia, principalmente pelos miúdos.
Benalmádena possui uma área de pouco mais de 27km que se estende desde a Serra de Mijas até ao mar. As praias variam entre amplas e arenosas, perfeitas para famílias, e algumas mais rochosas. Nalguns pontos existem falésias, com belas vistas costeiras.
O município é composto por três áreas: Benalmádena Pueblo, Benalmádena Costa e Arroyo de la Miel. A maioria das atrações concentra-se em Benalmádena Costa, com muitos restaurantes e bares que proporcionam uma atmosfera bem descontraída.
Obviamente que a minha veia de exploradora quis conhecer mais do que apenas o caminho para a praia e por isso aqui ficam sugestões de várias coisas que podes fazer, se decidires visitar Benalmádena!
- Parque de la Paloma
Situado no coração de Benalmádena, fica a menos de 300m da costa e tem cerca de 200000 metros quadrados. Foi oficialmente inaugurado em 1995 e ao longo dos anos tornou-se num santuário animal improvisado, com coelhos, pavões, cabras e vários outros animais, alguns dos quais circulam livremente e são sempre um grande sucesso entre as crianças. Há uma variedade impressionante de plantas locais e exóticas e alguns lagos, com patos, cisnes e tartarugas.
O parque abriga também uma das mais ricas coleções de cactos e suculentas da Europa chamado el Jardin de Cactus. São mais de 2000 cactos de mais de 450 espécies diferentes que foram cuidadosamente rotulados e divididos de acordo com o seu país de origem.
Perfeito para passeios, um piquenique ou até praticar exercício físico, possui também cafés e parque infantil. Foi passagem obrigatório em todos os dias que estivemos cá!
- Teleférico
Junto ao parque de diversões Tivoli World, em Arroyo de la Miel, podemos apanhar o teleférico até ao cume do Monte Calamorro. Inaugurado em 2003, rapidamente se tornou uma das principais atrações turísticas da Costa del Sol. A viagem demora 15 min e leva-nos a um dos pontos mais altos da costa, a quase 800 metros acima do nível do mar, onde podemos desfrutar de incríveis vistas sobre o Mediterrâneo. Em dias limpos pode inclusivamente ver-se a Serra Nevada e as montanhas Riff em Marrocos. Mas Calamorro tem mais coisas para oferecer: restaurantes, trilhos para caminhadas, passeios a cavalo e o Jardin de las Aguilas, que é dedicado à criação e proteção de aves de rapina (como águias, falcões peregrinos, corujas, milhafres, abutres, entre outras espécies).
- Castillo de Colomares
Localizado em Benalmádena Pueblo, este impressionante castelo foi construído entre os anos de 1987 e 1994 pelo Dr. Esteban, um médico dos Estados Unidos que, perplexo com a falta de homenagem prestada a Cristóvão Colombo, viu aqui uma forma de fazer um tributo à descoberta das Américas. Parece algo saído de um filme e é o maior monumento do mundo dedicado ao explorador. A construção unifica vários estilos que foram marcantes na cultura espanhola: bizantino, românico, gótico e mudéjar. Toda a estrutura é meticulosamente esculpida com representações simbólicas das intrépidas descobertas, juntamente com os brasões dos monarcas católicos e outros nobres que acompanharam as expedições. (Mais informações aqui.)
- Puerto Marina Benalmádena
Benalmádena possui uma das maiores marinas da Andaluzia. Este é um lugar movimentado e animado, com muitos restaurantes, bares, lojas tradicionais e um centro comercial. É aqui que encontramos também o Sea Life Benalmádena, onde se podem encontrar todos os tipos de vida marinha.
- Stupa Budista
Um impressionante templo budista construído há 12 anos com 33 metros de altura. Possui um pequeno museu e incríveis vistas.
- Castillo El Bil Bil
Foi construído em 1927, em estilo árabe, como residência de verão de um empresário. Em 1973 o castelo foi adquirido por uma empresa belga com intensão de construir apartamentos, mas a ideia foi recebida com protestos violentos por parte dos moradores, o que inutilizou o prédio por vários anos. Em 1980 foi adquirido pela Câmara Municipal e atualmente abriga um centro cultural.
- Praias de Benalmádena
Benalmádena conta com um total de 13 praias, de areia fina e escura e na sua maioria com bons serviços de apoio.
A minha praia preferida foi a Playa Carvajal, mais longe do centro e por isso menos massificada, de águas calmas e claras, ideal para estar com os miúdos.
- Atividades, passeios e excursões
Aqui ficam os links de algumas sugestões para organizares a tua viagem: