Implantado sobre o antigo troço da linha ferroviária do Vouga, o percurso de Sever do Vouga da Ecopista acompanha o rio Vouga e a EN 16 ao longo de cerca de 11 km, desde a foz do rio Mau ao apeadeiro de Cedrim, e é caracterizado pelas exuberantes paisagens do vale do Vouga.
Percurso praticamente plano construído para peões e bicicletas, atravessa 5 túneis ferroviários, que dão um encanto único ao ambiente bucólico e coloca em destaque o símbolo de identidade da região, a Ponte do Poço de Santiago. Considerada a mais alta ponte de pedra do país com 28,5m de altura e um tabuleiro com 165m, esta elegante obra composta por vários arcos de geometria complexa e com o arco maior a alcançar ambas as margens do Vouga, foi inaugurada em 1913 e constituiu-se uma das pontes mais singulares de Portugal.
Fomos com os miúdos e por isso estabelecemos uma meta atingível já que o percurso é linear e por isso teríamos que o fazer de volta. Deixámos o carro junto à antiga Estação de Paradela, remodelada e bem catita, e fizemos apenas o percurso até à ponte centenária, voltando depois para trás e perfazendo o total de sensivelmente 4km de caminhada. Os dois túneis que atravessámos deram realmente um encanto especial ao percurso mas ainda assim o “estou cansado” e o “ainda falta muito” foram companhia constante!