Jardim Botânico do Castelo - Crestuma

Sou feliz a explorar e todos os bocadinhos contam, por isso, depois do trabalho e enquanto os miúdos dormiam a sesta, decidimos fazer um passeio, não muito longe de casa.

Às vezes, quando tenho um tempinho livre em casa, gosto de pesquisar sítios a visitar, e este já estava na lista há algum tempo. Então vamos lá!

O Jardim Botânico do Castelo situa-se em Crestuma, perto da barragem e ao lado do Clube Náutico, na margem do rio Douro. Era uma antiga quinta abandonada há décadas e em ruínas que foi adquirida pelo Município e recuperada. Tem uma elevação de cerca de 50 metros, assente em socalcos e muitos dos acessos são feitos através de degraus escavados nas fragas, pelo que se aconselha alguma atenção e calçado apropriado. A flora autóctone abunda e está bem documentada com placas informativas e o percurso é cheio de recantos deliciosos e diferentes paisagens sobre o rio Douro, com várias mesas e bancos dispostos ao longo de todo o caminho, que convidam a algum descanso e quem sabe um piquenique neste local que, por vezes, até nos faz lembrar um bosque encantado! A primeira parte do percurso é feita sempre a subir até à Casa da Eira e depois continua-se, sempre a descer, até às traseiras do Clube Náutico e à pequena praia fluvial. Ao valor natural deste local junta-se o valor arqueológico pelos inúmeros vestígios de ocupação antiga, como uma sepultura medieval.

Resumindo, valeu bem a pena a visita! Com mais tempo até poderíamos ter aproveitado o sol na pequena praia fluvial e quem sabe um mergulho, embora confesso que não me sinto muito à vontade com mergulhos no rio… Valeu pelo passeio e pelas paisagens e ainda demos asas à imaginação para uma pequena sessão fotográfica! Adoro fotografia e tenho uma pequena paixão por fotografia de retrato pelo que estou sempre atenta aos detalhes que ficariam bem como fundo, aqui não foi difícil e toda a textura e cor deste local ficou perfeita em alguns retratos meus que fizemos!

Share on facebook
Facebook

Deixe um comentário