Jerez de Los Caballeros
Um pouco a sul de Badajoz encontramos Jerez de Los Caballeros. Declarada “Conjunto Histórico Artístico Monumental” em 1966 é considerada o centro artístico mais importante do barroco na Extremadura.
A passagem dos romanos, assim como dos fenícios e, em menor grau, dos árabes, deixaram a sua marca na cidade. No entanto, foi após a Reconquista e o Estabelecimento da Ordem do Templo que a população e a riqueza da região aumentaram. Após a dissolução da Ordem, Jerez de Los Caballeros passou para as mãos da Coroa e em 1370 Henrique II dá a cidade à Ordem de Santiago, que a melhora notavelmente.
Também conhecida como a “cidade das torres”, é caracterizada pelas suas ruas estreitas de fachadas caiadas e salpicadas com as torres de pedra das igrejas, que vistas ao longe formam um bonito quadro.
O centro histórico de Jerez de Los Caballeros mistura a sua arquitetura popular com antigas igrejas, conventos, casas nobres e palácios, tudo isto presidido pela imponente fortaleza templária de origem árabe.
Durante a semana santa, festa declarada de interesse Turístico Regional, as imagens veneradas nas igrejas percorrem a cidade em procissões cheias de tradições.
Mais uma cidade que pelo seu tamanho é perfeita para conhecer a pé sendo que o objetivo é mesmo perdermo-nos pelas suas ruas. Aqui ficam os seus principais pontos de interesse!
- Fortaleza Templária
Começámos a nossa visita pelo Parque de Santa Lucía, no exterior das muralhas, um espaço verde muito agradável e com bonitas vistas.
A fortaleza templária foi edificada pela Ordem do Templo no séc. XIII sobre a base de uma alcáçova árabe. O perímetro amuralhado alcança 1,5 km de extensão construída em alvenaria e pedra talhada que tinha 6 portas, das quais apenas subsistem duas, a Puerta de la Villa e a Puerta de Burgos. Dos seus torreões defensivos destaca-se a “Torre Sangrienta”, nome atribuído devido à lenda de que nela morreram degolados os últimos templários que, após a dissolução da Ordem, aqui permaneceram recusando-se a abandonar e entregar a cidade a Fernando IV de Castela.
Por se encontrar num ponto alto as vistas são muito bonitas e os jardins junto à Fortaleza convidam a bonitas fotos e algum descanso.
- Igreja de Santa Maria de la Encarnacion
Considerada a igreja mais antiga de Jerez de Los Caballeros e um dos templos católicos mais antigos de Espanha já que, de acordo com uma inscrição esculpida numa das suas colunas, é-lhe atribuída origem visigótica do séc. VI. Situada junto à Fortaleza é a igreja cuja torre tem a formas mais simples e robusta e menos decorada.
- Igreja de San Miguel Arcángel
Localizada bem no centro da cidade, na Plaza de España, foi construída em meados do séc. XV e impressiona pela sua bonita torre cuja execução se inspirou nos modelos da Andaluzia, sendo considerada uma torre-fachada. A igreja possui três fachadas exteriores com três portas de acesso, cada uma com um estilo próprio.
- Igreja de San Bartolomé
Situada na parte alta da cidade, a Igreja de San Bartolomé impressiona pela sua decoração exterior. Construída no séc. XV é considerada uma das obras mais genuínas do barroco na Extremadura e foi declarada Bem de Interesse Cultural em 2013. As formas barrocas da fachada em gesso e barro complementam-se com uma decoração à base de cerâmica de grande qualidade. Com 70m de altura, a torre possui planta quadrada, e seus diferentes níveis vão diminuindo de tamanho na medida em que ganha altura.
- Miradouro da San Agustín
Um antigo pátio do antigo Convento de San Agustín foi recuperado em 2019 e transformado num bonito miradouro. Para mim, apaixonada por miradouros, valeu totalmente a paragem!
- Igreja de Santa Catalina
É a Igreja que fica mais distante do centro e foi provavelmente construída sobre um templo anterior medieval e ampliada no século XVI. Em 1755 a igreja foi danificada pelo terremoto de Lisboa e por isso teve que ser reparada, foi nesta altura também que foi construída a torre, com cerca de 60 metros de altura.
Hoje Jerez de los Caballeros é conhecida internacionalmente pela criação do porco ibérico, com a realização da Feira do Presunto Ibérico todas as primaveras.
Para ter a imagem completa de Jerez, com as torres das suas quatro igrejas, terá de seguir de carro até ao miradouro da N-435, a sul da cidade.