O nosso Carnaval

Nunca achei grande piada ao Carnaval, lembro-me de, ainda em miúda, participar nos desfiles da escola e sentir-me ridícula… nunca consegui entrar no espírito e embora ache alguma piada à imaginação de algumas pessoas e ache giro ver os pequenos mascarados por aqui é uma celebração que me passa um pouco ao lado.

Nunca tive vontade de mascarar o Tiago quando ele era mais pequeno porque, para além de não me dizer nada, ele também não entendia o conceito. Depois descobrimos que ele era autista e continuei a achar que não tinha interesse nenhum fazer uma coisa que ele não entendesse…

No ano passado, porque todos os meninos foram mascarados para a escolinha, lá lhe arranjamos uma fatiota à ultima da hora… foi mascarado mas sei que não entendeu nada e para ele foi como se fosse vestido com uma roupa nova… Fiquei naquele estado de dúvida, a achar uma estupidez fazer coisas com as crianças só para “impressionar” os adultos… mas enfim, lá cedemos às “pressões” da sociedade…

Este ano, no entanto, foi diferente! O Tiago descobriu há uns tempos o brincar ao faz de conta e tem sido tão bom perceber que o pensamento dele começa a conseguir sair do concreto e envolver-se com a imaginação! Volta e meia pede coisas que vê na televisão, nomeadamente roupas dos desenhos animados, e há uns tempos pediu o casaco e o chapéu do Robin Hood… aproveitamos a deixa e compramos-lhe o fato e ele adorou! E foi, portanto, com grande alegria que este ano foi mascarado para a escolinha, embora ache que ele ainda não percebeu o que é isto do Carnaval…

Quanto ao irmão, bem, compramos-lhe o fato do panda porque é o seu amigo inseparável, mas ele não achou muita piada e só pedia para tirar… levei-o ao espelho para ele ver melhor como ficava e conversei com ele, ele acabou por aceitar e lá foi para a escolinha, cedendo à pressão da sociedade para ser como os outros…

Não tem mal nenhum em ser como os outros, mas também não tem mal nenhum ser diferente, e isso é uma das coisas que eu espero que eles percebam.

Share on facebook
Facebook

Deixe um comentário