Pueblos Blancos de Málaga - Mijas
A apenas 30 km de Málaga encontramos o município de Mijas, no coração da Costa del Sol, uma das vilas mais bonitas da Andaluzia, que combina perfeitamente a sua condição de vila de montanha com um importante desenvolvimento turístico na sua área costeira. Esta vila é formada por três núcleos urbanos claramente diferenciados:
- Mijas Pueblo – Localizado na encosta da Serra de Mijas, a 430 metros acima do nível do mar, este encantador pueblo tem uma arquitetura tipicamente andaluza com suas ruas estreitas repletas de vasos coloridos que contrastam com o poderoso branco das fachadas e oferece aos seus visitantes impressionantes vistas sobre a serra e a costa do Mar Mediterrâneo.
- Las Lagunas – A paisagem acidentada das montanhas dá lugar à suavidade da costa e situa-se aqui o centro industrial e comercial, constituindo a parte mais moderna do município. É onde se concentra a maior parte da população, muitos deles estrangeiros que vivem aqui permanentemente.
- La Cala de Mijas – uma pequena zona costeira com 12km de praias para todos os gostos. Tem uma grande tradição piscatória e possui um percurso pedestre e ciclável.
É, no entanto, Mijas Pueblo que constitui a principal atração turística, quer nacional quer internacional, pela sua beleza típica de Pueblo Blanco da Andaluzia.
Uma manhã ou uma tarde é suficiente para conhecer os seus recantos e miradouros e a sua localização privilegiada entre o mar e a serra oferece a vantagem de podermos terminar o nosso passeio na praia, a usufruir das suas águas calmas e claras.
A minha recomendação é que deixes o carro no estacionamento coberto de Mijas, mesmo junto à praça principal, e que tem o custo de apenas 1€ por dia. Subindo ao 10º andar e saindo para o exterior, poderás adquirir um mapa com os pontos de interesse no Posto de Turismo, mas perdendo-nos pelas suas ruas típicas facilmente vamos encontrar todos os seus locais mais encantadores.
- Mijas, a cidade do Táxi Burro
Apenas a título de informação (fora toda a controvérsia relacionada com estes temas) o Taxi Burro é uma das principais e mais conhecidas atrações turísticas da Mijas, que teve início na década de 1960. Nessa altura, e como era comum na época, muitos trabalhadores usavam burros para ir e voltar de seus trabalhos nas pedreiras, e muitos turistas achavam tão curioso que os paravam para tirar fotos com eles ou até mesmo passear. Em muitas ocasiões as gorjetas superavam o salário desses trabalhadores pelo que assim surgiram os passeios de burro para fins turísticos. O burro tornou-se portanto um símbolo de Mijas e podemos ver uma estátua de bronze dedicada a ele na Plaza Virgen de la Peña.
- A Ermida da Virgen de la Peña
A pequena Ermida da Virgen de la Peña, do séc. XVII, escavada na rocha e que protege a imagem da padroeira da cidade, é um dos locais imperdíveis em Mijas. Reza a lenda que a imagem esteve escondida no mato por cinco séculos e foi encontrada em 1586 por um casal de crianças que foram guiadas por um pomba até ao local. Tal facto foi considerado milagre e um monge carmelita dedicou 30 anos da sua vida a escavar a rocha ao lado da qual foi encontrada a escultura. No dia 8 de Setembro a imagem da Virgem sai em procissão até à Ermida del Calvario, a 2Km.
Aqui encontramos também uma zona ajardinada com fontes, um restaurante e o Mirador del Compás, que oferece uma vista espectacular sobre a costa e a serra.
- La Muralla e seus jardins
Na Idade Média existiu em Mijas uma importante fortaleza árabe da qual hoje pouco resta. Foi recentemente reconstruída uma das torres à qual se pode subir e que tem bonitas vistas sobre a vila.
Aqui encontramos uma zona conhecida como La Muralla, local onde se estabeleceram os primeiros povos que viviam protegidos por uma muralha. Para ver belos miradouros e descobrir alguns vestígios da muralha defensiva de Mijas, nada como um passeio tranquilo pelos Jardines de La Muralla onde existe uma rota botânica.
- Iglesia Inmaculada Concepción
Localizada no que costumava ser o centro de Mijas, encontramos a bela Igreja da Imaculada Conceição. Diz-se que foi construída sobre as ruínas de uma mesquita árabe, no séc. XVI, embora não existem documentos que o possam comprovar.
- Plaza de Toros
Em frente à igreja encontra-se a Praça de Touros de Mijas, uma das mais originais de Espanha devido à sua curiosa forma oval e ao seu tamanho, sendo uma das mais pequenas do mundo. Está localizada numa rocha, numa das partes mais altas da cidade, e foi construída em 1900 por iniciativa dos moradores, mas dada a falta de espaço no local escolhido, as bancadas ao redor da arena tiveram que ser construídas apenas nas extremidades, daí a sua forma. A fachada assemelha-se com as casas brancas da vila o que faz com que quase passe despercebida, na parede encontram-se vários azulejos que lembram grandes toureiros e atualmente funciona como museu.
- As ruas
A essência da Andaluzia sente-se nas ruas decoradas com vasos pintados à mão, pratos de porcelana coloridos e plantas exóticas. A Calle Muros é uma das ruas mais bonitas, mas muitas delas convidam a tirar fotos sem fim.
- Casa-Museo de Mijas
A antiga câmara municipal abriga um museu etnográfico onde a história da cidade é contada através das suas antigas tradições e ofícios, além de recriar uma casa tradicional, uma adega e dois lagares. A entrada custa 1 € e está aberto todos os dias.
- Ermida de San Sebastián
Em branco imaculado e com um relógio de 1902 na sua fachada, esta igreja do séc. XVII dá entrada a outra das encantadoras ruas de Mijas.
- Ermida Nuestra Senhora de los Remedios e a Fuente de los Siete Caños
Numa praça cheia de flores encontramos a simples mas bela Ermida Nuestra Senhora de los Remedios, do séc XVIII e uma fonte recentemente restaurada, considerada um dos vestígios mais importantes da cultura da água enraizada no município.
- Ermida del Calvario
Se quiseres ter Mijas a teus pés sobe até a Ermida del Calvario. Para lá chegar terás de subir um caminho que serpenteia entre pinheiros. A Ermida foi utilizada pelos monges carmelitas como local de retiro e a verdade é que a sua localização não podia ser a melhor.
Se não quiseres fazer a subida, que principalmente com o calor do Verão pode ser bem difícil, podes deslocar-te apenas até ao Mirador de la Sierra, também ele com bonitas vistas sobre Mijas.
- Outros Museus que podes visitar
– O Centro de Arte Contemporânea (CAC), onde se pode admirar obras de artistas de classe mundial como Picasso, Salvador Dali ou Joan Miró.
– O Carromato de Mijas, um museu muito curioso de objetos em miniatura, localizado num atraente vagão de circo. A coleção reune obras de mais de 50 países e foi fundada em 1972 pelo hipnotizador Juan Elegido Millán.
– O Museu Casa Molino ou Molina de Harina, no qual se recria um antigo moinho com toda a sua maquinaria original.