Sernancelhe
Situada na região Centro-Norte de Portugal, em plena Beira Alta, Sernancelhe é uma bonita vila, sede de concelho, pertencente ao distrito de Viseu. As paisagens desta região montanhosa são idílicas, onde na linha do horizonte se avista o Marão e a Estrela. No fundo do vale é o Rio Távora que domina a paisagem, serpenteando a caminho do Douro.
Sernancelhe é terra de história, de património e de tradição. Terra de fé, aqui nasceu o escritor Aquilino Ribeiro, um dos mais distintos autores portugueses do século XX.
Por toda a região é possível encontrar casas senhoriais e apalaçadas denotando a importância agrícola e comercial da área, conhecida pela sua feição agrícola, produção de vinhos e de castanha. Séculos de ligação ao castanheiro moldaram a paisagem das aldeias e das encostas e é graças à qualidade e sabor do fruto que enche as casas dos lavradores e que faz parte da gastronomia regional que é conhecida pela “Terra da Castanha”.
Sernancelhe conserva bem o seu património, destacando-se a Românica Igreja Matriz do século XII, com o seu arco de volta perfeita, exibindo dois grupos escultórios inscritos em nichos onde pontua o peregrino Apóstolo Santiago. Salienta-se ainda o bonito Pelourinho de 1554 e o que resta do Castelo de origens bem antigas e reconstruído pela Ordem de Malta, que marcou a história da região.
É do alto das ruínas do Castelo que encontramos a melhor vista da região e é percorrendo as ruas empedradas do centro histórico que nos sentimos viajar no tempo.
Aconselho ainda a subida à Senhora de Ao Pé da Cruz (ver aqui – Miradouro de Nossa Senhora de Ao Pé da Cruz, Sernancelhe) para mais uma bonita vista panorâmica sobre a região.