Toledo

Toledo está localizada na região espanhola de Castilla – La Mancha, a apenas 70 Km de Madrid, pelo que pode ser uma boa opção numa visita à capital.

Foi em tempos considerada como um ponto estratégico por se encontrar junto de um dos rios mais extensos da Península Ibérica, o rio Tejo. A região é habitada pelo menos há 2500 anos por povos célticos. Foi conquistada pelos Romanos em 193 a.C., que lhe deram o nome de Toletum. No séc. V os povos visigodos dominaram a região, até à conquista árabe da Península Ibérica no séc. VIII.  Toledo foi capital do Reino Visigótico e depois do Reino de Castela desde a época da reconquista cristã por Afonso VI em 1085, antes da corte ter sido transferida para Madrid em 1561.

O centro histórico de Toledo, declarado Património Mundial pela UNESCO em 1986, conserva exatamente o mesmo traçado que tinha na Idade Média, com ruas estreitas e labirínticas de pedra, cercadas por muros históricos e defendida por portas e pontes fortificadas que permanecem até aos dias de hoje.

Esta cidade medieval amuralhada é também conhecida como “A cidade das três culturas”, desde a época do domínio árabe, uma vez que os governantes muçulmanos eram bastante tolerantes com a fé cristã e judaica. Essa boa convivência manteve-se nos primeiros três séculos da reconquista cristã mas, no final do séc. XIV, com mudanças na coroa, começou um períodos de perseguição das outras religiões que culminou na Inquisição Espanhola e expulsão dos judeus e muçulmanos do território. A influência do cruzamento das culturas judaica, islâmica e cristã está bem presente em muitos edifícios, numa mistura harmoniosa de tradições e estilos.

A produção de aço em Toledo era famosa desde os tempos pré-romanos e, por isso, a qualidade das espadas e armaduras de lá chamava a atenção pelo que rapidamente se tornou fonte de armamento para as legiões romanas. Ainda hoje é possível encontrar facas e ferramentas de aço manufaturadas na cidade.

Toledo é também referência para as pinturas de El Greco. O pintor grego Doménikos Theotokópoulos viveu e morreu na cidade, entre 1577 e 1614 e algumas das suas obras encontram-se em diversos pontos turísticos da cidade.

Com um centro histórico perfeitamente delimitado pelas muralhas, erguendo-se nas encostas do rio Tejo, Toledo cativa logo no primeiro olhar, e uma vez lá dentro, a magia aparece nas suas ruas estreitas, cercadas por prédios de pedra. A cidade murada é relativamente pequena e é onde se concentram a maioria dos pontos de interesse, pelo que a melhor forma de os descobrir é circulando pelo centro histórico é a pé.

Visitámos Toledo em Julho, em plena vaga de calor pelo que os termómetros andaram perto dos 40 graus, o que nos limitou um pouco a visita. Aconselho portanto a procurar temperaturas mais amenas, Outono e Primavera parecem-me alturas mais agradáveis para conhecer Toledo.

Aqui ficam os principais pontos turísticos:

  • Puerta de Bisagra

A Puerta de Bisagra é uma das portas mais monumentais da cidade. Situada a norte, o único lado da cidade sem barreiras naturais para protegê-la, recebe o visitante com esplendor e magnificência e expressa claramente a força do título de “Cidade Imperial” que Toledo possui. De origem medieval, readaptada no séc. XVI, sobre o arco semicircular está representado o brasão da cidade que simboliza a Espanha Imperial, flanqueado por duas torres defensivas circulares. 

  • Alcázar de Toledo

Localizado na parte mais alta da cidade, era por volta do séc. III um palácio romano e mais tarde uma fortaleza medieval e foi palco de diferentes batalhas e guerras ao longo da sua história. Passou por várias restaurações e foi modificado em 1535, assumindo a forma que hoje vemos, para ser a residência do imperador Carlos V. Foi também o cenário principal de um cerco violento durante a Guerra Civil. Este imponente edifício teve vários usos tais como a prisão da Coroa, quartel militar e oficinas de seda, sendo atualmente a sede do Museu do Exército. Recomendo que dê a volta completa pelo exterior e contemple as suas quatro fachadas, cada uma diferente da outra, refletindo o estilo de diferentes períodos do Renascimento, à medida que o palácio estava a ser construído.

  • Catedral Primada de Toledo

A Catedral de Toledo é uma das maiores da Europa e a segunda maior de Espanha, sendo um dos melhores exemplos de arquitetura gótica deste país. Foi construída sobre uma mesquita, previamente construída sobre uma igreja visigótica do séc. VI e, por isso, mistura diversos estilos arquitetónicos. A sua construção começou em 1226 e demorou mais de 250 anos! É grandiosa, recheada de capelas vistosas e obras de arte de artistas consagrados, um local definitivamente a não perder! A entrada da Catedral fica na Calle Cardenal Cisneros, pela Porta dos Leões, e o bilhete pode ser comprado num posto de turismo que fica mesmo em frente. É ainda possível subir à torre onde pode usufruir de uma magnífica vista panorâmica da cidade. Na praça onde se encontra a Catedral estão também a Câmara Municipal e o Paço do Arcebispo.

  • Plaza Zocodover

A Praça Zocodover não tem o charme que já conheci em algumas praças espanholas, mas é sem dúvida um dos principais pontos de encontro da cidade de Toledo e o seu centro nevrálgico. Durante o domínio árabe foi um mercado de animais, mais tarde foi aqui que o Braseiro da Inquisição Espanhola foi inicialmente instalado e onde se realizavam os autos de fé e execuções públicas dos presos. Hoje em dia as cerimónias públicas são bem mais divertidas e tem um ambiente bastante animado com diversas opções gastronómicas, esplanadas, bares e muitas lojas. Sob a torre amarelada do sino encontra-se o Arco de la Sangre, uma porta árabe que conecta a praça à rua de Cervantes onde fica a estátua de bronze de Miguel Cervantes em traje pomposo, o escritor da famosa obra “Dom Quixote”.

  • Monasterio de San Juan de los Reyes

Perto da Puente de San Martín, no lado oeste do centro histórico, este monumento do séc. XV consegue destacar-se. Foi Isabel de Castilla, a Católica, que ordenou a sua construção por volta de 1477 como templo votivo e memorial da vitória obtida em Toro (Zamora). Inicialmente destinado a sepultura dos Reis Católicos, é um impressionante complexo artístico em estilo gótico, do qual se destaca o claustro, mas no final os Reis acabaram por ser sepultados na Capela Real de Granada. A sua fachada de granito mostra correntes e algemas representando os prisioneiros cristãos libertados pelos Reis Católicos.

  • Pontes de Toledo

Saindo da cidade murada três lados são cercados pelo Tejo e duas pontes históricas estão ainda de pé. 

A Puente de Alcántara, sobre dois arcos, foi construída na era romana e reconstruída durante o reinado de Afonso X. Tem uma porta em cada ponta, uma delas feita pelos árabes, outra de estilo barroco. Daqui tem-se uma bonita vista sobre o Alcázar.

A puente de San Martín, sobre cinco arcos, foi construída no séc. XIII mas sofreu muitos danos ao longo dos tempos o que exigiu várias reconstruções. É considerada a ponte mais magestosa e tem uma bonita vista para o rio Tejo. Para os aventureiros que quiserem atravessar o rio num fantástico cabo aqui fica o Fly Toledo.

  • Juderia de Toledo

A Juderia é o bairro onde os judeus viviam antes do tempo da inquisição e expulsão do reino. Foi aqui em Toledo que se estabeleceu uma das maiores comunidades de judeus sefarditas de toda a Espanha.

A entrada para o bairro fica na Plaza de el Salvador onde se encontra a Igreja de el Salvador, que embora date de 1159 era anteriormente uma mesquita, construída em cima de outra antiga igreja visigótica, e onde foram encontradas ruínas da época Romana.

Um pouco mais à frente encontramos a Igreja de Santo Tomé, do início do séc. XIV, uma pequena igreja em arquitetura mudéjar, onde se encontra uma das principais obras de El Greco “O Enterro do Senhor de Orgaz”.

Na Sinagoga del Transito, datada de 1366, pode-se visitar o Museu Sefardita onde é relatada a história da tradição judaica em Espanha. A sinagoga está extremamente bem preservada e constitui uma peça deslumbrante da arquitetura mudéjar: existe caligrafia em árabe e hebraico, telhas geométricas e paredes altamente ornamentadas.

A Sinagoga de Santa Maria la Blanca fica no coração da judiaria e é um dos seus mais belos monumentos, sendo a sinagoga intacta mais antiga da Europa. Foi construída no séc. XII,  convertida em igreja no séc. XV e o seu interior é totalmente branco e cada uma das suas 32 colunas tem um capitel original diferente dos restantes

  • Bairro dos Conventos

Entre ruas tranquilas irá reparar em diversas igrejas, mosteiros e conventos. Nesta zona o especial destaque vais para a maior construção em estilo barroco da cidade, a Igreja de San Ildefonso (ou dos Jesuítas), de 1742, que fica num dos pontos mais altos da cidade e cuja torre tem uma bonita vista panorâmica sobre Toledo.

Ali bem perto fica a Puerta del Sol, um exemplo de arquitetura mudéjar do séc. XV, e a Mesquita del Cristo de la Cruz.

  • Mesquita del Cristo de la Cruz

A única mesquita conservada após a reconquista cristã de 1085 e o monumento mais antigo da cidade. Foi construída em 999 e dois séculos depois foi convertida numa igreja. O seu interior é uma miniatura da grande mesquita de Córdoba, com alguns elementos cristãos que foram incorporados após a reconquista.

  • Mirador del Valle

Fora do centro encontramos o melhor miradouro sobre a cidade e os seus monumentos mais emblemáticos, abraçados pela elegante curva do Tejo.

  • Pulseira turística

A Pulseira Turística de Toledo custa 12€ e permite a entrada em sete monumentos históricos da cidade. Pode-se visitar a mesma atração mais do que uma vez enquanto se estiver a utilizar a pulseira (pode ser utilizada mais do que um dia), pelo que é algo a ter em conta para estadias de dois ou mais dias se houver o interesse de visitar vários monumentos. Esta pulseira dá acesso a:

    – Mosteiro de San Juan de los Reyes

    – Igreja de Santo Tomé

    – Igreja de San Ildefonso (Igreja dos Jesuítas)

    – Igreja de El Salvador

    – Antiga Sinagoga de Santa Maria la Blanca

    – Antiga Mesquita de Cristo de la Cruz

    – Real Colégio de Doncellas Nobles

  • Atividades e excursões

Toledo Monumental + Pulseira Turística

Passeio de balão em Toledo

– Visita ao parque temático Puy du Fou Toledo

Share on facebook
Facebook

Deixe um comentário