Tui

Tui, declarada conjunto histórico-artístico por apresentar um estilo medieval, situa-se na Comunidade Autónoma da Galiza, a sul da província de Pontevedra, na fronteira com o norte de Portugal. Esta pequena e impactante cidade histórica foi ocupada desde os tempos do Império Romano e possui uma grande importância histórica tendo sido uma das sete capitais de províncias do antigo Reino da Galiza e palco de inúmeros conflitos, consequência da sua posição estratégica junto à fronteira com Portugal, às margens do rio Minho.
O Centro Histórico de Tui segue o estilo encontrado em praticamente todas as cidades galegas, com as suas ruas estreitas e casas de pedra, sendo um exemplo clássico de urbanização medieval com a presença de vários elementos religiosos que marcaram também essa época. São capelas, igrejas, conventos, cruzeiros e estátuas dedicadas a santos, que demonstravam a forte religiosidade do povo.
E qual a nossa surpresa quando, ao virar da rua, damos de caras com a imponente Catedral! Na Plaza de San Fernando encontramos a Catedral de Santa Maria de Tui, que pela sua grandiosidade e localização no topo da colina constitui o principal destaque da cidade, sendo inclusivamente visível de Valença, Portugal. A sua construção foi iniciada no séc. XII (ano de 1120), de estilo arquitetónico Românico na planta, muros exteriores, pórtico norte e seus capitéis. Já a sua fachada apresenta estilo gótico tendo sido a primeira igreja a ser construída na Península Ibérica com fachada principal neste estilo. Continuando o nosso passeio pouco depois encontrámos a Capela de São Telmo, que constitui um exemplar único do estilo barroco português na Galiza e que também nos conquistou completamente.
Um detalhe que nos chamou à atenção e que achámos muito interessante foi o facto de as placas das ruas do Centro Histórico serem feitas de pedra mostrando, para além do nome da rua, o escudo de Tui e o antigo nome. Um pormenor que está em perfeita harmonia com a paisagem local e que intensifica sem dúvida a sensação de estarmos a viajar para outra época.
O ponto que consideramos o miradouro mais bonito da cidade e que nos encantou é o miradouro Monasterio de San Domingos, que se encontra atrás do Mosteiro, no seu bonito jardim. Daqui é possível observar a cidade de Tui disposta pela encosta com a Catedral lá no topo, o belo rio Minho e, lá ao fundo do outro lado do rio, Valença.
Outro local que achámos também muito agradável mas que infelizmente a chuva não nos permitiu explorar como gostaríamos foi o Paseo Fluvial, que permite agradáveis caminhadas pelas margens do rio Minho com vistas muito bonitas. São cerca de 2,5 km até junto da antiga ponte internacional que liga os dois países e que nos deixou com muita vontade de voltar num dia de sol, para aproveitar-mos aqui uma tarde bem passada!