Valença
Valença do Minho é uma histórica povoação bem no norte de Portugal, que faz fronteira com Espanha sendo por ela separada pelo belo rio Minho. Pertence ao Distrito de Viana do Castelo e é uma pequena cidade fortificada, estrategicamente localizada no alto de uma colina e constituiu, durante muito tempo, a primeira linha de defesa contra ataques vindos do país vizinho.
A Fortaleza de Valença é uma das principais fortificações militares da Europa com cerca de 5 Km de perímetro amuralhado. Pela sua posição estratégica entre o rio Minho e a velha estrada romana, Valença constituía o local ideal para vigiar os ataques galegos e para planear as investidas sobre Pontevedra e Tui e conserva ainda hoje muitos dos elementos do sistema abaluartado edificado nos séc. XVII e XVIII, com especial destaque para a Praça-forte. Percorrer as suas estreitas ruas empedradas é viajar nas memórias das aventuras históricas das relações entre Portugal e Espanha.
Esta cidade fronteiriça é também conhecida por ser a porta de saída de Portugal dos peregrinos que percorrem o milenar Caminho de Santiago através da via romana que ligava Bracara (Braga) e Lucus (Lugo) e podemos por aqui encontrar diversos vestígios que remontam ao tempo do Império Romano, como é o caso do marco Romano do séc. I que se encontra junto à Igreja de Santo Estevão.
Hoje a cidade tem uma grande importância também pelo comércio, onde se destacam os muito procurados produtos de artesanato local e é muito visitada pelos nossos vizinhos.